Mistérios de Exu
Os espíritos que trabalham em sintônia com exu "ou seja" bará, chamamos então de uma esfera universal, cósmica e dessa forma que completa o ciclo dos orixás , porque sem bará e seus mensageiros, exus não haveria a pratica nem do candomblé, nem da umbanda ; o mundo seria um mercado sem mensageiros , porque nesse mercado só se pode chegar, nos orixás maiores atráves do assentamento de bará , e o agrado a exu .
Nos candomblés de Ketu e Jeje não há incorporação de espíritos oficialmente, já nos candomblés de Angola podem-se encontrar casas que adotem a incorporação de Exus, Pomba-giras, Boiadeiros e Marinheiros.Porém, o Exu, cultuado somente no Candomblé, não incorpora para dar consultas, diferentemente do Exu de Omoloko, considerado uma entidade.Na Umbanda não se manifesta o próprio Orixá, por meio da incorporação, mas sim seus mensageiros ou falangeiros, espíritos que vêm em terra para orientar e ajudar. Quando incorporam, se caracterizam alguns com capas, cartolas, bengalas (masculinos), e saias rodadas,brincos, pulseiras, perfumes, rosas (femininos, também chamados de Pombo-giras). Mas não necessariamente os médiuns se utilizam destas vestimentas para a incorporação. Cada terreiro trabalha de uma forma diferente, alguns centros uniformizam a roupa dos médiuns, onde todos vestem branco.

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